Acabou-se o que era doce. Só que não. Embora tenha chegado ao fim a mini temporada do surfista baiano Gabriel Leal, 13 anos, do pai Alexandre, da mãe Gerusa e da irmã Júlia, 7, nas Ilhas Mentawai, a família partiu para a região de Bali, na Indonésia, no início de agosto.
Nem deu tempo de desarrumar as malas e cinco dias depois Alê, Gabi e mais três amigos partiram para Leaky Peak, em Sumbawa. Antes, pai e filho chegaram a surfar as perfeitas e badaladíssimas ondas Uluwatu, pico mais conhecido de Bail.
Mas a dupla não perdeu tempo. Formou uma barca e se picou de carro para a divertida Leaky Peak. Gerusa e Juju ficaram em Bali e os meninos partiram para mais uma grande aventura, em busca das ondas.
Olha que foi chão, de Bali até Leaky. “Saímos de Bali e pegamos um ferry-boat para uma viagem de mais de seis horas até Lombok. Depois seguimos mais duas horas e meia na estrada, pegamos mais um ferry por duas horas, até a Ilha de Sumbawa. De lá, dirigimos mais 6h até Leaky Peak”, conta Alexandre Leal.
De Sonho – É verdade que as ilhas Mentawai são o sonho de qualquer surfista, de qualquer lugar do mundo. Mas ir para a região Bali e para Sumbawa também não é exatamente uma sofrência. Muito longe disso.
Embora não possua a tranquilidade e, digamos, a exclusividade das Mentawai, Bali também tem excelentes ondas e oferece uma infinidade de outros atrativos culturais, além da proximidade com muitas ilhas de excelentes ondas.
Lakey Peak – Lakey Peak é um excelente lugar para quem deseja surfar diferentes tipos de ondas em uma mesma praia. Para Gabriel, surfista competidor, a região é um prato cheio. Direitas e esquerdas, curtas e tubulares, longas e manobráveis. É onda ao gosto do freguês. E o moleque tem se divertido e treinado duro.
Temporada – A viagem à Indonésia faz parte de uma etapa do planejamento da carreira de Gabriel Leal, que vai ter que se dedicar e focar bastante na sua evolução dentro e fora d’água. Durante a viagem ele também cumpre uma rigorosa rotina com as atividades escolares à distância.