O deputado federal baiano Neto Carletto embarcou na comitiva do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) à China, nesta terça-feira 11.
A viagem é tida como estratégica para se aproximar do presidente Lula que é amigo pessoal do ex-deputado Ronaldo Carletto.
Ronaldo que é tio de Neto Carletto, busca suceder o deputado federal João Leão no comando da Executiva pepista na Bahia.
Logo depois das eleições do ano passado, Ronaldo Carletto emprestou a casa de praia em Porto Seguro para Lula descansar com a primeira-dama Janja da Silva. O ex-parlamentar também é muito próximo também do senador Jaques Wagner (PT) e do ministro da Casa Civil, Rui Costa (PT).
Segundo o Política Livre, fontes ligadas à família Carletto apostam que essa aproximação com o PT é um trunfo na disputa pelo comando do PP estadual, uma vez que a maior parte dos políticos de mandato filiados à sigla querem a retomada da aliança com os petistas na Bahia e também nacionalmente.
No entanto, a disputa está muito acirrada, uma vez que, o deputado federal Mário Negromonte Júnior também busca o controle do partido.
Também embarcaram com Lula na viagem à China o senador Jaques Wagner e o deputado federal Daniel Almeida, vice-líder do PCdoB na Câmara Federal. No total, cerca de 40 autoridades foram convidadas para integrar a delegação.