Juízes, promotores, prefeitos, vereadores e funcionários de cartórios eleitorais de 12 municípios da Bahia participaram, na última sexta, 19, na Câmara de Vereadores de Porto Seguro, da Audiência Pública promovida pelo Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA) para tratar das novas formas de conduzir a Biometria no Estado.
Em Porto Seguro, onde o plenário da Câmara ficou lotado, fizeram parte da mesa que conduziu os trabalhos, o presidente do TRE-BA, desembargador Jatahy Júnior; a prefeita Cláudia Oliveira; o juiz membro substituto do TRE, Pedro Rogério Castro Godinho; o juiz da 122ª Zona Eleitoral de Porto Seguro, Rafael Siqueira Motoro e a presidente da Câmara, Ariana Prates.
O objetivo das audiências, que contemplou Salvador outros 281 municípios do Estado, é colaborar para que até 2020, o Tribunal atinja 100% dos municípios onde o cadastro biométrico é obrigatório. Porto Seguro encerrou a série de 23 viagens realizadas pelo TRE. Nesta última fase, a prioridade são os agendamentos feitos por site e telefone ((0800 071 6505), evitando longas filas.
O desembargador agradeceu a receptividade e a gentileza da prefeita e demais autoridades em Porto Seguro. “A oportunidade está sendo dada. Os indígenas das aldeias e demais eleitores que procurarem o TRE serão tratados com o respeito que todos merecem. Porto Seguro marca o encerramento dessa série itinerante, concluída com sucesso”, disse Jatahy, conclamando as entidades e lideranças a contribuíram com a mobilização. O juiz da 122ª Zona Eleitoral, Rafael Montoro agradeceu ao TRE pela presença na cidade, trazendo prestígio e mais segurança para os servidores em sua tarefa diária. “A Justiça Eleitoral traz legitimidade ao estado democrático de direito”, enfatizou.
A prefeita de Jucuruçu, Uberlândia do Carmo e o presidente da Câmara de vereadores de Itamaraju, Adriano Pinafo prestigiaram o evento.