A ampliação dos serviços de registro de ocorrências de urgência e emergência, através dos números 190, 193 e 197, foi anunciada na tarde desta terça-feira 26, pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria da Segurança Pública (SSP), durante o ‘I Simpósio Internacional de Comunicações Críticas’, no Cimatec, em Salvador. Com essa iniciativa, a Bahia se torna o estado com o maior número de antenas de estação rádio base instaladas no Brasil, beneficiando 18 Centros Integrados de Comunicação (Cicoms) em 404 cidades baianas.
“A Bahia está se destacando como estado com a maior rede de telecomunicações para a Segurança Pública do Brasil. Estamos falando de 18 centrais de comunicação que resultaram na captura de 2.100 presos através de câmeras de reconhecimento facial e na recuperação de veículos roubados. Tudo isso é investimento em tecnologia para garantir respostas mais rápidas e eficientes à população”, enfatizou o governador Jerônimo Rodrigues.
O projeto, executado pela Superintendência de Telecomunicações (Stelecom), recebeu um investimento de R$ 240 milhões, focando na melhoria da comunicação, no atendimento, no despacho, no videomonitoramento e na geração de relatórios estatísticos das forças de segurança. Com essa ampliação, a Bahia contará com um total de 4.930 rádios em operação — 493 fixos, 1.699 móveis e 2.738 portáteis, além de 546 antenas de estação rádio base.
Na prática, essa iniciativa permitirá uma comunicação policial e de bombeiro mais rápida, segura e digital, facilitando a gestão das ações e a transmissão de dados ao Centro de Operações e Inteligência (COI) em Salvador. O secretário da SSP, Marcelo Werner, destacou que todos os 417 municípios da Bahia agora têm comunicação 100% digital, o que contribui para a redução dos índices criminais através de um policiamento mais eficiente.
Atualmente, os Cicoms de cidades como Barreiras, Porto Seguro, Euclides da Cunha, Paulo Afonso, Feira de Santana, Itaberaba, Guanambi, Irecê, Vitória da Conquista, Itabuna, Santa Maria da Vitória, Alagoinhas, Senhor do Bonfim, Santo Antônio de Jesus, Jequié, Teixeira de Freitas, Serrinha e Juazeiro já operam com a nova Plataforma Integradora.
A conclusão do programa foi celebrada por autoridades, incluindo o governador Jerônimo Rodrigues, o secretário da SSP Marcelo Werner, e o superintendente de Telecomunicações, major Moisés Travessa, que foram homenageados pela ampliação da rede de radiocomunicação na Bahia.