A Bahia Etanol Holding, sediada em Ibirapuã, no Extremo Sul baiano, obteve a aprovação da Superintendência Geral do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) para a aquisição da Salto Botelho Agroenergia. O despacho favorável à operação foi publicado no Diário Oficial da União (DOU) desta sexta-feira, 12.
Conforme informações contidas no parecer do Cade, a transação envolve a compra da totalidade das ações representativas do capital social e votante da Salto Botelho Agroenergia pela Bahia Etanol Holding. A Bahia Etanol é reconhecida por sua atuação na produção de etanol hidratado e etanol anidro no Brasil, sendo controlada pela FL Gestão e Participações e FSH Participações.
Por outro lado, a Salto Botelho é uma usina sucroenergética situada em São Paulo, responsável não apenas pelo processamento de cana-de-açúcar, mas também pelo cultivo e manejo do canavial. A empresa pertence integralmente ao Salto Botelho Agroenergia Fundo de Investimento em Participações Multiestratégia Investimento no Exterior, vinculado ao grupo Amerra.
O grupo Amerra é composto por fundos de investimentos dos Estados Unidos, focados em private debt e private equity, geridos pela Amerra Capital Management, uma gestora de fundos com sede em Nova York.
Segundo o parecer do Cade, a justificativa para a operação é baseada na estratégia de expansão da atuação do grupo FL no Brasil e na oportunidade de desinvestimento e capitalização para novas empreitadas por parte do grupo Amerra. A aquisição representa um movimento estratégico para ambas as partes, alinhado com seus objetivos de crescimento e oportunidades de negócio no setor sucroenergético.