O ano de 2023 marcou um triunfo para a unidade regional do Sebrae de Sebrae em Teixeira de Freitas, no Extremo-Sul da Bahia, com a conquista de metas e o alcance de bons resultados. Ao longo do ano, a instituição realizou mais de 13 mil atendimentos, abrangendo 21 municípios e transformando a realidade de empreendedores de diversos setores.
Dentre os atendimentos, 4.239 microempreendedores individuais (MEI), 3.582 microempresas e 804 empresas de pequeno porte foram beneficiadas com consultorias, palestras, cursos, oficinas e orientações estratégicas. O trabalho da equipe baseou-se em estudos elaborados no início do ano, proporcionando soluções, suporte e capacitação direta aos negócios.
Os resultados surpreendentes não se limitaram apenas a superar metas, mas também a impulsionar a inovação. A unidade regional superou em 137% a meta planejada para pequenos negócios atendidos e alcançou 195% na realização da meta para atendimentos com soluções inovadoras, totalizando 3.502 atendimentos contra a expectativa de 1.800.
Destaca-se a relevância do Fundo de Aval para as Micro e Pequenas Empresas (Fampe), que permitiu ao Sebrae atuar como avalista complementar em financiamentos para pequenos negócios, beneficiando 94 clientes no pós-crédito.
Além das atividades regulares, o Sebrae promoveu, ao longo do ano, 5 Festivais Gastronômicos nas cidades de Porto Seguro, Eunápolis, Teixeira de Freitas, Prado e Arraial d’Ajuda, gerando um faturamento expressivo de R$ 11.302.712,49 para os participantes. A adesão de Santa Cruz Cabrália ao potencial dos festivais elevou o total de eventos para 6, resultando em um faturamento geral de R$ 16.962.685,78, além da criação de empregos e novos investimentos.
Ao avaliar o cenário de 2023, o gerente regional do Sebrae em Teixeira de Freitas, Alex Brito, enfatizou a importância das parcerias. “Esse conjunto de projetos, de ações, de resultados que a gente mostra é fruto de muito trabalho, mas de muita parceria também. Quero agradecer imensamente por toda a parceria em 2023 e dizer que, por meio dessas parcerias, faremos de 2024 um novo ano de muito trabalho e de grandes construções coletivas”, concluiu.