Desde o dia 11 de setembro (segunda-feira), as agências de Correios estão divulgando em seus murais a descontinuidade dos serviços de Banco Postal. A partir de 11 de outubro de 2017, os Correios não oferecerão mais os serviços do Banco do Brasil em 1836 agências em todo o país, passando a fazer exclusivamente a parte postal. Fechar o banco postal significa destruir o comércio local, punir o aposentado, afetar brutalmente a economia.
A agências que serão fechadas estão localizadas nos estados de Alagoas, Bahia, Ceará, Goiás, Mato Grosso, Pernambuco, Piauí, Paraná, Rio Grande do Norte, Roraima, Rio Grande do Sul e São Paulo.
Na Bahia serão 440 agências que deixarão de prestar serviços como saque, saldos, extratos, empréstimos, depósitos e pagamentos diversos. Esta decisão parte da própria Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos, devido ao aumento de determinações judiciais que a obrigam adotar medidas de segurança adicionais necessárias à prestação de serviços bancários, como contratação de vigilantes e instalação de portas giratórias.
Alegando passar por uma situação econômica delicada, a ECT se viu obrigada a encerrar atendimento bancário em diversas unidades, no intuito de minorar estes gastos que tornam a manutenção desses serviços inviável.
Os clientes que necessitam de atendimento bancário serão orientados a se dirigirem a uma agência do Banco do Brasil ou ponto de atendimento mais próximo.