Apenas doze municípios do extremo sul ainda não fizeram a biometria de todos os seus eleitores. O Tribunal Regional Eleitoral(TRE) está fazendo a biometria de todos ao mesmo tempo. Itamaraju, Belmonte, Nova Viçosa, Mucuri, Alcobaça, Caravelas, Prado, Itanhém, Vereda, Jucuruçu, Guaratinga e Itabela estão convocando seus eleitores.
“Nesta fase, a nossa preocupação é no sentido de biometrizarmos o maior número de eleitores possível, uma vez que sabemos da importância de cada voto para a eleição do próximo ano nesses municípios. Por isso, estamos buscando todo tipo de apoio, investindo na realização das audiências públicas para chegarmos mais perto dos eleitores e conscientizá-los sobre a necessidade de realizarem, o quanto antes, o procedimento”, afirmou o desembargador Jatahy Júnior.
Nesse sentido, o presidente do Eleitoral baiano convocou cidadãos, empresas, gestores, legisladores, políticos e futuros candidatos a colaborarem com o processo. “Infelizmente, algumas pessoas ignoram o recadastramento e a importância do seu voto para a eleição dos gestores de sua cidade. Por isso, precisamos da colaboração de todos para alertar que ‘cada voto conta”.
O presidente do Eleitoral destacou ainda o esforço para garantir maior comodidade ao eleitor, porém lembrou que o cidadão precisa fazer a parte dele. “Estamos buscando melhorar o atendimento, facilitar o processo, porém, se as pessoas não buscarem logo pelo agendamento, as filas de final de prazo serão inevitáveis”, considerou.
A última fase da biometria tem como prioridade o agendamento, por meio de site e telefone. Para agendar o atendimento, basta acessar agendamento.tre-ba.jus.br ou ligar 0800 071 6505. O número do título será solicitado. Caso não possua a inscrição eleitoral ou não saiba o número, o eleitor deverá informar CPF, data de nascimento e nome completo dos pais. O cidadão também poderá cadastrar telefone e e-mail. Esses últimos dados são importantes para que o eleitor receba confirmação e lembretes do agendamento.