O Vaticano anunciou nesta terça-feira 25, a nomeação de Dom Jailton de Oliveira Lino como novo bispo da Diocese de Itabuna, exonerando o religioso do cargo na Diocese de Teixeira/Caravelas. A decisão foi bem recebida pela comunidade católica da região cacaueira da Bahia.
Dom Jailton, de 60 anos, já atuava como administrador apostólico em Itabuna desde outubro de 2024, após a renúncia de Dom Carlos Alberto dos Santos. Com a transferência, os fiéis da Diocese de Teixeira de Freitas/Caravelas aguardam a nomeação de um novo bispo, que deverá ser divulgada pela Santa Sé em breve.
Natural de Feira de Santana, Dom Jailton possui formação em Teologia e Filosofia, além de pós-graduação em Ciências da Religião e Gestão Pública, e mestrado em Psicologia. Ordenado sacerdote em 1988, ele foi nomeado bispo em 2018 e se destacou por sua atuação social e pela expansão da diocese, incentivando vocações sacerdotais e implementando um tribunal eclesiástico.
A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) enviou uma mensagem de apoio a Dom Jailton, enquanto a comunidade de Itabuna aguarda a chegada do novo bispo com expectativa.