A Caixa Econômica Federal anunciou nesta quarta-feira, 5, que vai reduzir as taxas de juros para operações pelo Sistema Brasileiro de Poupança e Empréstico (SBPE).
Segundo informações do Valor Econômico, a taxa mínima para imóveis residenciais enquadrados no Sistema Financeiro de Habitação (SFH) e Sistema Financeiro Imobiliário (SFI) passou de 8,75% ao ano+ TR para 8,50% ao ano + TR.
A taxa máxima passou de 11,00% + TR para 9,75% + TR. A CEF já anunciou que pretende lançar em breve linhas indexadas ao IPCA, mas essas operações não foram detalhadas ainda.
Também foi lançado nesta quarta um programa de renegociação de dívidas do financiamento imobiliário para pessoas físicas. Segundo a Caixa, a iniciativa deve atingir cerca de 600 mil famílias. Haverá diferentes alternativas de negociação, a depender da situação do contrato.
Uma das opções é o pagamento de um valor à vista com a incorporação das parcelas atrasadas às próximas prestações a vencer até o fim do prazo contratual.
Também poderá haver alteração da data de vencimento da prestação e utilização do saldo da conta vinculada ao Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) para redução do valor da prestação.