A Câmara Municipal de Itamaraju aprovou, por dispensa de interstício, o aumento salarial dos professores da rede municipal. O reajuste é de 28, 43% para os coordenadores pedagógicos.
Já para os nutricionistas, diretores, vice-diretores, secretários e professores o reajuste concedido foi de 12%.
A votação ocorreu, na sessão ordinária realizada nesta terça-feira 11, comandada pela presidente do legislativo, Joseni Alves, conhecida como Ny.
O professor Noel Vieira, coordenador da APLB/Sindicato comemorou o avanço, mas adverte que o reajuste conquistado para os professores ainda é inferior ao piso nacional de 14,95%.
De acordo com o dirigente sindical, a partir de junho a APLB Sindicato deve retomar as negociações com o prefeito Marcelo Angênica (PSDB) para discutir o percentual de 2,95%.
O Projeto de Lei Complementar nº 004/2023, que dispõe sobre reajuste salarial dos servidores do magistério do município de Itamaraju é de autoria do executivo municipal e visa oferecer aos professores uma complementação percentual em função das perdas salariais da categoria.
O acordo negociado entre sindicato e prefeitura foi aprovado por unanimidade em assembleia geral da categoria no dia 31 de março.
Ao comentar a aprovação do reajuste salarial. A vereadora Ny, que atuou vários anos na educação, disse que a reposição salarial para os educadores é justa e muito merecida. “A educação é a arma mais poderosa que você pode usar para mudar o mundo e isso faz valorizando quem educa nossos filhos”, defendeu.