A Polícia Rodoviária Federal (PRF) apreendeu na noite desta terça-feira 5, 263 comprimidos de anfetaminas, popularmente conhecidas como “rebites”. O flagrante ocorreu no Km 880 BR-101, em Teixeira de Freitas.
Durante uma abordagem a uma carreta Mercedes Benz/Atron de cor branca, os policiais solicitaram os documentos obrigatórios e começaram os procedimentos de fiscalização. Em meio às perguntas sobre o uso de “rebites”, o motorista voluntariamente entregou 28 comprimidos da substância Nobésio Extraforte, mencionando a presença de mais comprimidos em uma bolsa na cabine do caminhão. A revista na bolsa revelou a presença de 16 cartelas adicionais da substância, totalizando 263 comprimidos.
O condutor não possuía qualquer receita médica que autorizasse o uso da substância.
As anfetaminas são frequentemente utilizadas por motoristas que transportam cargas com prazos apertados, devido ao seu efeito colateral de suprimir o sono e permitir longos períodos de direção ininterrupta, que podem superar 24 horas. No entanto, esses estimulantes do sistema nervoso central também acarretam efeitos colaterais graves, como taquicardia, sudorese excessiva, tremores e alucinações, além de prejudicar reflexos e concentração, aumentando assim o risco de acidentes nas rodovias.
Diante desse cenário, a PRF lavrou um termo circunstanciado de ocorrência pelo crime de porte de drogas para consumo, de acordo com o artigo 28 da Lei 11.343/2006. O motorista assinou um termo de compromisso para comparecer perante o juiz quando for intimado.