A posição do município é de destaque nas discussões e planejamento para a reativação da antiga estrada de ferro, que corta os Estados de Bahia e Minas Gerais. Esse protagonismo, inclusive, provocou a realização de uma audiência pública em Teixeira de Freitas e outra na Assembleia Legislativa da Bahia, em Salvador.
Nesta segunda-feira 4, o prefeito de Caravelas, Silvio Ramalho, acompanhado de oito dos onze vereadores, esteve em Teófilo Otoni representando o município na apresentação do marco legal das ferrovias, resultado dos estudos e do trabalho para promover o desenvolvimento, através de novas oportunidades no transporte de cargas e de passageiros nos trens.
O evento aconteceu no auditório da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), com parceria com o Sindcomércio, ambos de Teófilo Otoni, presenças de José Roberto Barbosa (presidente da Petrocity Ferrovias), João Leite (deputado estadual e presidente da comissão Pró-Ferrovias da Assembleia Legislativa do Estado de Minas Gerais), Daniel Sucupira (Prefeito de Teófilo Otoni), além de empresários e vários outros nomes expoentes do setor econômico no estado mineiro.
De acordo com o deputado mineiro, João Leite, presidente da Comissão Pró-Ferrovias da Assembleia Legislativa do estado de Minas Gerais, “a reativação da Ferrovia Bahia-Minas vai consagrar a importância política e econômica de Caravelas, consolidando sua localização estratégica e o potencial do porto e do aeroporto na redução de custos do transporte de cargas e de passageiros”, argumentou.
Para Silvio Ramalho, “Caravelas tem todo o potencial como destino final da ferrovia, já que conta com a infraestrutura de um porto e um aeroporto, numa condição ideal para o escoamento da produção de minérios e outros produtos”, destacou.