Após as especulações da extinção do Ministério do Trabalho, no sentido de fundi-lo a outra pasta, e, em contra partida, o cenário cada vez mais alarmante de desemprego no país, o deputado federal Ronaldo Carletto (PP) encaminhou uma Indicação ao Ministro-Chefe da Casa Civil da Presidência da República sugerindo a criação do Ministério da Geração de Emprego e Renda, com o objetivo de reunir e reorganizar as pastas que possam fomentar diretamente a economia.
“Se for ou não oficializado o fim do Ministério do Trabalho, estou encaminhando a minha sugestão para que o presidente eleito, Jair Bolsonaro, juntamente com a sua equipe de transição, possa levar em consideração a criação do Ministério da Geração de Emprego e Renda. A ação irá atender todas as demais pastas voltadas ao trabalhador, a economia e a área de emprego e renda no Brasil, além de enxugar ainda mais a quantidade dos ministérios que temos”, justificou o parlamentar.
Segundo dados do IBGE, atualmente falta trabalho para 27,6 milhões de brasileiros. “O Parlamento não pode silenciar a respeito desse quadro social tão grave, por isso sugerimos a criação desse novo ministério, ressaltando a eficiência do Programa de Geração de Renda – Proger, instituído pelo Governo Federal, com o objetivo de gerar renda por meio da oferta de linhas de crédito com recursos do Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT) e que deve ser mantido e fortalecido, pois já demonstrou grande capacidade de mitigar a chaga do desemprego”, afirmou Carletto.