A Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj) está programada para lançar na próxima quinta-feira 25, um relatório abrangente destacando os casos de violência contra jornalistas e ataques à liberdade de imprensa no Brasil durante o ano de 2023.
Dados preliminares divulgados pela entidade apontam uma notável queda nos registros de violência contra os profissionais de imprensa. Em 2023, foram contabilizados 181 casos, em comparação com os 376 registrados em 2022, representando uma diminuição de 51,86%.
Apesar da melhora, o número ainda é 34,07% superior aos 135 casos de 2018, antes do governo do ex-presidente Jair Bolsonaro.
Samira de Castro, presidente da Fenaj, atribui a redução dos casos de violência em 2023 à diminuição das ações de descredibilização da imprensa pelo ex-presidente. Ela ressalta a importância de celebrar a queda nos números, mas destaca a necessidade de permanecer alerta, já que as cifras continuam elevadas.
O relatório completo, a ser divulgado, incluirá dados detalhados sobre as categorias profissionais, gênero, estado e tipo de mídia, proporcionando uma visão abrangente dos desafios e avanços na segurança dos jornalistas no Brasil. Foto: Rafa Neddermeyer/Agência Brasil