Os devotos de Santo Antônio participarão, de 10 a 13 de junho, do tradicional festejo em homenagem ao santo conhecido como pai dos pobres. Na paroquia dedicada ao santo localizada no bairro do mesmo nome em Itamaraju a programação promete ser especial nesse período.
Em 2019 os fiéis refletem sobre o tema “Coração apaixonado pelas coisas do Senhor”. Nos quatro dias de festa a programação conta sempre a celebração do Santo terço as 19h e a partir das 19:30h celebração eucarística.
Os festejos encerram na quinta-feira 13, no dia dedicado ao santo, com procissão às 18:30h e em seguida Santa Missa.
História de Santo Antonio
Santo Antonio ou Fernando Antônio de Bulhões, seu nome de nascença, nasceu em Lisboa, Portugal, em 15 de agosto do ano de 1195. De família nobre e rica, era filho único de Martinho de Bulhões, oficial do exercito de Dom Afonso e de Tereza Taveira. Sua formação inicial foi feita pelos cônegos da Catedral de Lisboa. Antônio gostava de estudar e de ficar mais recolhido.
Vida de Santo Antonio
Aos 19 anos entrou para o Mosteiro de São Vicente dos Cônegos Regulares de Santo Agostinho, contra a vontade de seu pai. Morou lá por 2 anos. Com uma grande biblioteca em mãos, Antônio avança na sua história pelo estudo e pela oração. É transferido para Coimbra, que é um importante centro de estudos de Portugal, ficando lá por 10 anos. Em Coimbra ele foi ordenado sacerdote. Logo se viu o dom da palavra que transbordava do jovem padre agostiniano. Ele tinha conhecimento e grande poder de pregação.