Vitória da Conquista, conhecida como a ‘Suíça Baiana’ pela sua fama de cidade fria, surpreendeu seus moradores no último domingo 19, ao registrar uma temperatura excepcional de quase 37ºC. Contrariando a média histórica para novembro, que é de 27ºC, os termômetros atingiram a segunda marca mais alta dos últimos 48 anos para este mês.
Os moradores não experimentavam um calor semelhante desde 1975, evidenciando uma mudança climática notável na região. No ano passado, as temperaturas de novembro mal ultrapassaram os 30ºC, mas em 2023, 16 dos 20 dias do mês apresentaram temperaturas superiores a 30ºC.
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) prevê uma variação térmica significativa para esta segunda-feira, com temperaturas entre 31ºC e 19ºC. Esse aumento repentino pode ser atribuído à onda de calor que afetou diversas áreas do Brasil na última semana, colocando mais de 100 cidades baianas em alerta para altas temperaturas.
Embora a região sudoeste da Bahia já não esteja sob a influência direta dessa onda de calor, meteorologistas explicam que, para caracterizar o fenômeno, é necessário que a cidade registre 5ºC acima da temperatura média por dias consecutivos. Foto: Ed Santos/Acorda Cidade