A cidade de Santa Rita de Cássia, localizada no oeste baiano, alcançou o posto de maior rebanho bovino do estado, desbancando as antigas líderes, Itamaraju e Itanhém. Com um efetivo de 188,4 mil cabeças em 2023, Santa Rita de Cássia superou as cidades do Extremo Sul do estado, que ocupavam as primeiras colocações no ranking.
Os dados da Pesquisa da Pecuária Municipal, divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), revelam que Itamaraju e Itanhém passaram a ocupar o segundo e terceiro lugares contabilizando 183,2 e 169 mil cabeças respectivamente.
A ascensão de Santa Rita de Cássia como referência na pecuária baiana, aponta o crescimento e a pujança do agronegócio na região do oeste baiano. Com uma população de 27 mil habitantes, a cidade se destaca agora como o principal polo de produção bovina do estado.
Os motivos desse avanço incluem o clima favorável, a proximidade com áreas de produção de grãos e investimentos em técnicas como inseminação artificial.
A região do oeste baiano, com mais de 2 milhões de cabeças de gado e mais de 220 pecuaristas, se destaca pela qualidade genética dos animais, com predominância da raça Nelore e estratégias de logística que tornam a produção mais eficiente.