O Cinema Itinerante do Pescador é uma iniciativa que visa proporcionar a experiência cinematográfica, priorizando a exibição de produções locais que retratam os modos de vida e tradições das comunidades. Nesta temporada, a série documental “Kumúhuá”, composta por 4 episódios, será exibida. A série retrata a cultura, histórias e a vida da comunidade pesqueira da Vila de Cumuruxatiba, em Prado.
Dirigida pela cineasta Nayara Domingos, a série traz à tona memórias do trabalho e do principal meio de vida da comunidade pesqueira. Serão realizadas 4 exibições em comunidades do município de Prado, onde a pesca é elemento central da cultura local e dos modos de vida.
O produtor Mateus Marques destaca a importância da circulação do documentário nas comunidades de Prado para fortalecer e identificar a cultura pesqueira, além de incentivar os jovens e adolescentes na produção cultural e artística local.
Confira a programação:
- 20/09 – 14 horas: PRADO
– Colônia de Pescadores Z23 - 21/09 – 19 horas: PONTA DO CORUMBAU
– Sede dos Pescadores - 27/09 – 19 horas: CUMURUXATIBA
– Associação de Pescadores - 28/09 – 19 horas: COMUNIDADE GUEDES
– Associação de Pescadores
Este projeto foi contemplado no Edital Paulo Gustavo Bahia e conta com apoio financeiro do Governo do Estado da Bahia, por meio da Secretaria de Cultura, via Lei Paulo Gustavo, direcionada pelo Ministério da Cultura, do Governo Federal.