Em uma ação conjunta, a Polícia Militar da Bahia, por meio do Comando de Policiamento Especializado, Companhia Independente de Polícia de Proteção Ambiental (CIPPA), está alertando a população de Porto Seguro sobre o período crítico de reprodução do caranguejo-uçá.
O “período de defeso”, que ocorre nos dias 12 a 17 de janeiro, 10 a 15 de fevereiro e 11 a 16 de março, é crucial para a preservação dessa espécie, e durante esses dias, é estritamente proibida a captura, transporte, armazenamento e comercialização do caranguejo-uçá sem a devida autorização dos órgãos ambientais competentes.
A CIPPA, em parceria com outros órgãos de fiscalização e proteção ambiental, intensificará as operações durante esse período, visando coibir atividades ilegais relacionadas ao caranguejo-uçá. A captura não autorizada deste crustáceo resultará em autuações por crime ambiental, com penas que variam de um a três anos de detenção, além de multas.
Como parte das medidas preventivas, policiais militares da CIPPA têm conduzido fiscalizações educativas ao longo desta semana em embarcações e estabelecimentos comerciais que comercializam o caranguejo-uçá. Empreendimentos que mantêm animais vivos, congelados, inteiros ou em partes isoladas devem garantir a regularização de suas declarações de estoque durante as visitas das equipes de fiscalização.
O alerta precoce e as operações de fiscalização têm como objetivo principal preservar a espécie, que se torna mais vulnerável durante esses dias, saindo de suas tocas para acasalamento e liberação de ovos – eventos cruciais para a reprodução da espécie.
Para denúncias e informações, a população pode utilizar o serviço de Whats-Denúncia: (73) 99807-1353. Além disso, é possível acompanhar as ações da CIPPA/PS pelo Instagram