O Festival Gastronômico e Cultural do Prado chegou à 15ª edição e se tornou um dos eventos mais aguardados na região. Este ano, com o tema “Pé na Areia e Sabor de Mar”, o festival homenageou a gastronomia litorânea da Costa das Baleias, abrangendo no circuito gastronômico, pela primeira vez, os distritos de Guaratiba, Cumuruxatiba e Corumbau, totalizando um recorde de 70 inscrições e números impressionantes em vendas e engajamento.
Após 17 dias de deleites gastronômicos e atrações culturais coroando o evento, Prado reviveu momentos que estavam na memória dos cidadãos e visitantes, que comemoraram o retorno seguro dos eventos turísticos, na pandemia, permitido pela vacinação em massa.
Como uma forma de auxiliar o setor, o programa Revigora Turismo surge como uma iniciativa do Sebrae voltada para estabelecimentos interessados na atualização do seu modelo de negócio com base nas novas demandas do mercado, principalmente após a realidade vinda com a pandemia, conciliando com as consultorias técnicas trabalhadas dentro do Festival.
Para o evento, os estabelecimentos participantes do programa receberam orientações sobre: qualidade em atendimento, oficina de fotografia, impulsionamento e engajamento nas redes sociais, desenvolvimento de material para auxílio nas vendas e avaliação dos pratos. O resultado das consultorias garantiu que 9 das 15 colocações de premiação fossem de estabelecimentos que são acompanhados pelo Revigora, testemunhando a eficiência do programa.
Alex Brito, gerente Regional do Sebrae, destacou a relação entre os projetos. “Tanto o Programa Revigora Turismo quanto ações realizadas como o Festival Gastronômico, têm o objetivo em comum de não só elevar a competitividade de mercado, mas também gerar mais receitas para os micro e pequenos estabelecimentos, a partir de estratégias desenvolvidas com as consultorias especializadas”.
Rafael Braga, diretor da Ori Brazil e consultor responsável pelo Programa Revigora Turismo na Costa das Baleias, falou sobre a importância de se compreender o cenário para definir estratégias de sucesso. “Através da consultoria, utilizamos nossa expertise para desenvolver estratégias baseadas nas necessidades individuais e coletivas, de cada estabelecimento participante. A partir daí, aliado às demandas do município, personalizamos as ações desenvolvidas que geraram tanto sucesso”, pontuou.
Representando os demais estabelecimentos participantes do programa e festival, Márcia Marques proprietária do Restaurante Banana da Terra, contou sobre sua experiência. “O festival deu, não só para o Banana da Terra, mas para os restaurantes da região, uma visibilidade muito boa, fazendo com que as pessoas conheçam as características da gastronomia local e um pouco de nossos atrativos. Outro ponto positivo que considero importante é estar no Programa Revigora Turismo, que nos deu todo um conteúdo e estratégia de como trabalhar a divulgação, tanto nas mídias digitais, quanto na mídia impressa”, concluiu.
Conheça os participantes do programa Revigora Turismo que foram premiados no Festival:
Restaurante Banana da Terra: 1º Lugar na categoria prato principal e 3º lugar na categoria drink
Restaurante Sorriso Baiano: 2º lugar categoria prato principal e 1º lugar na categoria drink
Ucanto da Cigana: 3º lugar na categoria de prato principal e 2º lugar na categoria drink
Belo Café: 1º lugar nas sobremesas e 2º na categoria lanches.
Restaurante Jubiabá: 2º lugar categoria petiscos