A Neoenergia Coelba iniciou, na manhã desta quinta-feira, 18, a instalação de centenas de luminárias de led na cidade de Itamaraju. As primeiras lâmpadas foram instaladas em avenidas e ruas da região central, a exemplo da Rua J.J Seabra.
A ação consiste na troca de equipamentos ineficientes por led, que é mais econômico e longevo, contribuindo com a economia no consumo de energia e o aumento da sensação de segurança.
A iniciativa faz parte do Projeto de Eficientização de Edificações, executado com recursos oriundos do Programa de Eficiência Energética (PEE) e regulado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), não tendo custos ou despesas para a prefeitura de Itamaraju.
A companhia energética afirma ainda que as lâmpadas com tecnologia led têm vantagens como ganho energético, redução com custos de manutenção, maior conforto visual e melhor visibilidade em relação às convencionais, feitas de vapor de sódio ou metálico. O modelo de led é também mais sustentável, por não conter produtos químicos que, se não forem descartadas corretamente, podem prejudicar o meio ambiente.
“Com as medidas de eficiência energética na iluminação pública, espera-se uma economia de energia que pode chegar até 50%. O benefício não é apenas na redução da conta de energia, os custos com manutenção também são reduzidos, já que a vida útil das lâmpadas de LED é superior aos sistemas convencionais”, afirma a gerente de Eficiência Energética da Neoenergia, Ana Christina Mascarenhas.
Recentemente o prefeito Marcelo Angênica chegou a solicitar autorização para contrair empréstimo de R$ 50 milhões junto à Caixa Econômica Federal sob o argumento de que precisava trocar as lâmpadas da cidade por LED.
Os moradores e parlamentares já questionam que se a Coelba está instalando gratuitamente as lâmpadas, não há necessidade do município ficar endividado para isso. “Quer pegar empréstimo para instalar lâmpadas de led mas a Coelba já está fazendo isso, então não precisa deixar a cidade endividada por esse motivo, já que tem programas do governo que fazem isso sem gerar despesas para a prefeitura.” Comentou um vereador de Itamaraju.
AUTOMAÇÃO DA REDE ELÉTRICA
Cerca de 150 mil quilômetros de rede elétrica automatizada e 10 milhões de baianos beneficiados. Esses números são resultado dos investimentos da Neoenergia Coelba na automação do sistema elétrico da Bahia. Em todo o estado já foram instalados 232 equipamentos para automatização como religadores, chaves automatizadas, sensores inteligentes, além da lógica de self-healing neste ano. Integrados eles permitem realizar comandos direto do Centro de Operações da distribuidora, garantindo maior continuidade no fornecimento de energia.
O projeto de smart grids da companhia é ampliado a cada ano e o sistema de automação já está presente em 288 municípios. Apenas com a lógica self-healing, já são mais de 710 mil clientes beneficiados. Até junho deste ano a distribuidora aumentou em 13,23% a presença dessas tecnologias de automação em novos trechos da rede. Isso representa um número de 187 religadores e 80 sistemas de self-healing instalados em cidades das regiões Sul, Norte e Centro.