Com a confirmação de 20 mortes por dengue na Bahia nos primeiros meses do ano, as autoridades de saúde do estado têm intensificado as ações de combate à epidemia, visando conter o avanço da doença e evitar novas vítimas. A Secretaria de Saúde da Bahia (Sesab) alertou para a gravidade da situação, com 272 municípios em estado de epidemia de dengue, 34 em risco e 7 em alerta.
As cidades mais afetadas são Jacaraci, Piripá, Vitória da Conquista e Santo Antônio de Jesus que apresentam maior número de casos confirmados e óbitos relacionados à dengue. Com o objetivo de reforçar o atendimento aos pacientes e ampliar as medidas de prevenção, o Governo do Estado solicitou a intensificação das ações em Vitória da Conquista e Feira de Santana, onde a situação é crítica.
Em Vitória da Conquista, que registrou mais de 10 mil casos de dengue e quase 2 mil casos de Chikungunya e Zika, a recomendação inclui a ampliação do horário de funcionamento dos postos de saúde, garantindo atendimento inclusive nos finais de semana e feriados. A cidade enfrenta um grande desafio no sistema de saúde devido à sobrecarga causada pela epidemia.
Já em Feira de Santana, onde mais de 2.300 casos prováveis da doença foram registrados, a situação se agrava com quase 150 casos graves e um óbito confirmado. As autoridades de saúde alertam para a necessidade de uma resposta urgente e coordenada para lidar com a epidemia de dengue e suas consequências, visando proteger a população e evitar novas mortes.