Um temporal atingiu a cidade de Brumado, no centro sul da Bahia, nesta quinta-feira 31. Por conta do volume de chuva, dezenas de ruas ficaram alagadas, veículos estão sendo arrastados pela água e rajadas de ventos já provocaram a queda de energia, muros e árvores em alguns bairros da cidade.
Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), os prejuízos aconteceram durante uma hora de chuva. O volume registrado foi de 57,2 mm. Apesar dos prejuízos, como um hospital, casas alagadas, calçadas de ruas destruídas, não há informações sobre feridos, desaparecidos e desalojados.
Técnicos da Superintendência de Proteção e Defesa Civil da Bahia (Sudec), estão, em Brumado para realizar uma vistoria dos danos e prejuízos causados pelas chuvas intensas, que atingiram o município nas últimas horas, e desenvolver ações de resposta imediata a fim de minimizar os impactos sofridos pela população.
De acordo com a sala de monitoramento do Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema), Brumado foi atingida por 57,6 mm de chuva em 24 horas, o que ocasionou alagamentos de ruas e imóveis, destelhamentos de casas, quedas de postes e árvores, desabamentos de muros e outros danos estruturais. Até o momento, não há informações sobre os danos humanos.
A Prefeitura Municipal de Brumado, informou que o município irá decretar Situação de Emergência (SE). Atualmente, onze municípios baianos se encontram em SE devido às chuvas intensas, são eles: Encruzilhada, Cícero Dantas, Santa Cruz Cabrália, Ilhéus, Belmonte, Porto Seguro, Canavieiras, Itapebi, Licínio de Almeida, Medeiros Neto e Entre Rios.