Em uma inovação no setor da construção civil, uma casa de 57 metros quadrados, localizada em Santa Cruz Cabrália, no Extremo Sul baiano, foi construída utilizando uma impressora 3D. O processo, que levou apenas oito dias para ser concluído, resultou em um imóvel avaliado em R$ 190 mil, sem considerar o custo do terreno.
A casa impressa conta com uma planta que inclui sala, cozinha, banheiro e dois quartos, similar às casas tradicionais. Assim como em construções convencionais, é possível personalizar o interior, pintando as paredes e decorando com quadros. Um dos grandes atrativos desse tipo de imóvel é a sua mobilidade: por ser impressa, a casa pode ser transportada para diferentes cidades do Brasil.
A impressão da casa ocorreu a 980 km de distância de Santa Cruz Cabrália, em Nova Lima, na região metropolitana de Belo Horizonte, onde está situada a impressora gigante de 2,7 toneladas, pertencente ao Centro de Desenvolvimento Tecnológico. A tecnologia utilizada para a construção é baseada em microconcreto, e a empresa Cosmos 3D, um consórcio entre Katz Construções e a espanhola IT3D, é responsável pela produção das estruturas.
Daniel Katz, presidente do Grupo Katz e cofundador da Cosmos 3D, destaca que o custo da “casa impressa” é semelhante ao das construções tradicionais. No entanto, o grande diferencial está no tempo de execução: enquanto casas convencionais podem levar meses para serem concluídas, a impressão 3D permite que a obra fique pronta em apenas algumas semanas, oferecendo uma solução mais rápida e eficiente para o mercado imobiliário.