A guarda-parque Maria Bernadete Silva Barbosa, de 60 anos, que sente paixão pelo Parque Nacional Marinho dos Abrolhos, foi reconhecida pelo Prêmio Internacional dos Guarda-Parques, da Instituição Internacional para Conservação da Natureza.
Maria Bernadete recebeu U$ 10 mil, mais de R$ 48 mil, que serão destinados à conservação do arquipélago que ela ajuda a cuidar há 35 anos.
“Na cidade, a gente é acostumado a ouvir só os barulhos dos carros. Aqui, você abre uma janela e já ouve as aves, abre outra e vê uma baleia saltando, e por aí vai”, diz ela.
O Parque Nacional Marinho dos Abrolhos é uma área a 70 km da costa do município de Caravelas, que engloba o Parcel dos Abrolhos, formado por um complexo de milhares de chapeirões, estruturas recifais únicas encontradas somente na região do Banco dos Abrolhos.
De acordo com Bernadete, a vivência de décadas nas ilhas do parque nacional começou durante uma visita com o marido Adolfo, já falecido, em 1988. Hoje, três décadas depois, o trabalho dela se tornou referência em conservação ambiental. *Foto: Arquivo pessoal