O jovem Gustavo dos Santos Costa, de 18 anos, que viveu e estudou em área de assentamento foi aprovado para uma bolsa de estudo através do Programa Universidade para Todos (Prouni) para curso de biomedicina.
Nascido no município de Porto Seguro, e filho mais velho de Maria D’ajuda Nascimento e Márcio Onório de Aguiar, “Gu” como é carinhosamente chamado pelos amigos, sempre estudou na escola do assentamento Luis Inácio Lula da Silva zona rural rural de Santa Cruz Cabrália.
Envolvido com as atividades do movimento, em 2017 realizou o curso TI na Escola Nacional Florestan Fernandes em São Paulo, assumindo a frente Designer Gráfico fazendo parte do Coletivo de Comunicação do MST na Bahia.
“Foi na minha luta diária dentro do Movimento que aprendi a lutar, resistir, e ter comprometimento político e social”, explica. “Me encantei”, comenta o jovem que aprendeu a ler e escrever com as educadoras do assentamento e sempre estudou em escola pública do campo.
O estudante inicia o semestre agora em setembro na Unisulbahia, através de uma política social que dá oportunidade para jovens cursarem numa universidade o tão sonhado curso superior.
Gustavo é uma referência para juventude Sem Terra do país; “me sinto vitorioso, em saber que consegui, quando vemos a situação na qual todos se encontram, cada conquista mesmo que pequena se torna uma imensa vitória não só individual, mas coletiva”, diz o rapaz.