O comandante de Policiamento da Região (CPR) Extremo Sul, coronel Luís Alberto Paraíso, surge como um dos principais nomes cotados para assumir o comando geral da Polícia Militar da Bahia (PM-BA), em meio a rumores sobre a saída do coronel Paulo Coutinho do cargo. A expectativa é que essa mudança ocorra nas próximas semanas, com a exoneração de Coutinho podendo ser confirmada em março, após o Carnaval.
Coronel Paraíso possui uma longa trajetória na corporação, com 36 anos de serviço. Sua experiência inclui comandar a Rondesp, a Companhia da Pituba em Salvador, além de ter atuado como chefe de inteligência do Comando da Capital. Paraíso também foi assistente militar da vice-governadoria e conta com 25 condecorações militares, o que reforça sua credibilidade e competência para o cargo.
Nos bastidores, há informações de que a indicação de Paraíso teria o apoio do presidente do Avante na Bahia, Ronaldo Carletto. No entanto, o deputado federal Neto Carletto afirmou que não houve conversas formais sobre a indicação do coronel Paraíso para o comando da PM-BA. Ele indicou que, embora considerasse Paraíso uma boa escolha, não existiu discussão sobre isso até o momento.
Outros nomes também cogitados para o cargo são o subcomandante da corporação, coronel Nilton Cézar Machado Espíndola e o atual diretor do Departamento de Comunicação Social (DCS), coronel André Luis Carvalho de Melo.