Nesta quinta-feira 3, os católicos celebram o dia de Corpus Christi – o nome vem do latim e significa “Corpo de Cristo”. A festa de Corpus Christi celebra solenemente o mistério da Eucaristia – o Sacramento do Corpo e do Sangue de Jesus Cristo.
Durante a festa de Corpus Christi, tornou-se costume realizar uma procissão com o Santíssimo Sacramento, numa forma de demonstração pública e comunitária de fé na presença real de Jesus na Eucaristia. Porém, devido a pandemia do Covid-19, esse ano novamente não haverá a tradicional procissão, mas os fiéis poderão participar das carreatas, a fim de evitar aglomeração. Na Paroquia Nossa Senhora de Fátima de Itamaraju a data será marcada com celebrações as 6h e as 19h.
A festa tradicional acontece sempre na segunda quinta-feira após o domingo de Pentecostes, em alusão à Quinta-feira Santa, quando Jesus instituiu este sacramento.
Durante a última ceia de Jesus com seus apóstolos, Ele mandou que celebrassem Sua lembrança comendo o pão e bebendo o vinho que se transformariam em seu Corpo e Sangue. Por volta de 1264, o Papa Urbano IV estendeu a festa para toda a Igreja, pedindo a São Tomás de Aquino que preparasse as leituras e textos litúrgicos que, até hoje, são usados durante a celebração.
Nos festejos de Corpus Christi, tornou-se costume realizar uma procissão com o Santíssimo Sacramento, numa forma de demonstração pública e comunitária de fé na presença real de Jesus na Eucaristia.
CORPUS CHRISTI SOLIDÁRIO
No dia da Solenidade de Corpus Christi, a diocese promove uma iniciativa intitulada “Gesto Solidário de Corpus Christi”, que consiste na arrecadação de alimentos, produtos de limpeza e higiene pessoal para serem distribuídas as famílias necessitadas nos territórios paroquiais. A campanha propõe um novo momento de demonstrar a união do povo católico. Para realizar esse gesto concreto de generosidade, os fiéis de bom coração deverão levar a sua contribuição para a celebração de Corpus Christi em umas paróquias presentes no território diocesano. O destino das arrecadações será definido por cada paróquia que conhece as necessidades das pessoas em seu entorno. Participe!