Uma operação de urgência foi realizada para transferir uma criança de 4 anos de Mucuri para Salvador, utilizando uma UTI aérea pediátrica. A paciente, Maylla Maria Farias Rodrigues, deu entrada no Hospital São José, em Itabatã, na segunda-feira 13, e a gravidade do quadro clínico exigiu sua remoção para o Hospital Couto Maia, na capital.
A solicitação foi feira na terça-feira 14, e imediatamente atendida pela prefeitura de Mucuri. De acordo com a Secretaria de Saúde do município, o relatório médico destaca que a criança apresentou inicialmente sintomas como febre e congestão nasal, sendo atendida pela atenção básica no início do mês. No entanto, o agravamento dos sintomas levou a família a buscar atendimento no HSJ. Durante a internação, novos sintomas surgiram, indicando a necessidade de tratamento mais especializado na capital.
A paciente, que manifestou febre, cefaleia, fraqueza muscular progressiva e crises convulsivas, levantou suspeitas de Síndrome de Guillain-Barré e encefalite, conforme o histórico médico. O Instituto Couto Maia, para onde foi transferida, conta com um Centro de Referência para Imunobiológicos Especiais, agência transfusional, serviço de reabilitação, logística, e atendimento de urgência e emergência com ambulatório especializado.
O Hospital Couto Maia, com mais de 170 anos de experiência, oferece serviços ambulatoriais e consultas especializadas em HIV/AIDS, hanseníase, infectologia geral e neuro-infectologia. Além disso, dispõe de um serviço de apoio diagnóstico equipado com radiologia, ultrassonografia, tomografia computadorizada, endoscopia digestiva, eletrocardiografia e eletroencefalografia.
A situação da criança é complexa, e sua condição está sendo monitorada desde o atendimento inicial no Hospital São José, passando pela remoção com uma aeronave do Aeródromo da Suzano, com suporte dos socorristas do SAMU 192, até o acolhimento no Instituto Couto Maia. A família e a equipe médica acompanham de perto o tratamento da paciente.