O ano de 2020 impôs inúmeros desafios aos donos de micro e pequenas empresas. A pandemia do novo Coronavírus impactou esses negócios, que tiveram que se readequar ao momento. Ao longo desses meses, o Sebrae vem acompanhando o cenário e percebendo o movimento feito por muitos pequenos negócios para superarem a crise.
O investimento em presença digital foi um dos principais aspectos nesse processo de adaptação. A 6ª edição da pesquisa de impacto da Covid-19 sobre os pequenos negócios realizada pelo Sebrae revelou que a busca pela digitalização deixou de ser uma tendência e se tornou realidade para 66% dos pequenos negócios. Entre as diferentes plataformas, a versão comercial do Whatsapp é a ferramenta digital mais procurada. A pesquisa apontou que 46% dos empresários já usavam o aplicativo antes da crise e 12% aderiram a esse sistema após a chegada da pandemia.
O Sebrae aponta que, dentre as mudanças definitivas, destaca-se a maior digitalização dos negócios. No entanto, em alguns segmentos a transformação caracteriza-se por um modelo híbrido, com fortalecimento de experiências presenciais e o intenso uso de canais online em vendas e relacionamento com o mercado.
Cenário
Na 7ª edição da pesquisa realizada pelo Sebrae, o cenário de retomada das atividades econômicas de forma gradual vem mudando a percepção dos donos de pequenos negócios. Enquanto na 6ª edição, 53% dos empresários informaram que seus municípios estavam em processo de abertura, na 7ª edição, esse número subiu para 75%.
Apesar dos desafios que ainda são impostos em meio a um processo de reconstrução, os donos de pequenos negócios já apontam alguma recuperação do seu faturamento. Na 6ª edição da pesquisa, 89% dos empresários haviam registrado redução média de 60% de seu faturamento. Já na 7ª edição, 77% informaram uma redução média de 40% do faturamento.
Dia da Micro e Pequena Empresa
Neste 5 de outubro, o Dia da Micro e Pequena Empresa faz referência ao estatuto criado em 1999, que abriu caminho para a construção da Lei Geral, instituída em 2006, que estabeleceu normas para o tratamento diferenciado aos pequenos negócios.
Essa atenção especial aos pequenos se deve, principalmente, à sua representatividade. Na Bahia, são mais de 856 mil MEIs, microempresas e empresas de pequeno porte, segundo dados do Portal do Simples Nacional. Esses empreendimentos representam 98,2% do total de empresas registradas no estado.
Os pequenos negócios são responsáveis por mais da metade dos postos de trabalhos formais no estado. Respondem ainda por 27% do PIB nacional.
Apoio
O Sebrae buscou reagir rápido ao cenário imposto pela pandemia de Covid-19. Além da adaptação para o atendimento remoto, buscou levar conteúdos que contribuíssem para que os donos de pequenos negócios encontrassem os caminhos para ganharem fôlego frente à crise.
A procura por conhecimento também foi essencial para muitos empreendedores nesse período, especialmente em áreas mais sensíveis, como finanças e marketing digital. O Sebrae Bahia, que começou a retomar o atendimento presencial com hora marcada em setembro, além das ações realizadas ao longo dos meses, promoveu, em julho, a Semana de Capacitação, totalmente online e gratuita, abordando temas que contribuíram com a preparação do empresário para uma nova realidade.
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