Com a estimativa de aumento de 2% a 3% nas vendas em relação a 2017, o Dia dos Namorados, que se comemora nesta terça 12, abre o ciclo de datas comemorativas do mês de junho.
Em todo o Brasil, estima-se que 93 milhões de namorados vão gastar R$ 15,6 bilhões em roupas, chocolates, perfumes e outros mimos. Mas esse é só o primeiro tempo.
Nos acréscimos, o comércio baiano espera ganhar R$ 63 milhões com a torcida pela seleção. Em todo o País, a equipe de Tite deve ajudar a vender R$ 1,51 bilhão, segundo dados da Federação do Comércio do Estado da Bahia (Fecomércio). E o Nordeste ainda conta com outro campeão de vendas para melhorar os resultados, as festas juninas.
Em todas as cidades do extremo sul baiano o objetivo é bem claro. Vender a mais este ano. Vitrines atraentes e apelos com promoções especiais. O presidente do Sindicato dos Lojistas do Comércio do Estado da Bahia (Sindilojas), Paulo Motta, aposta em um aumento de 2% em relação ao Dia dos Namorados do ano passado, o que beneficia diretamente lojas de roupas, bombonieres, floriculturas, etc.
Sobre o desempenho da venda de eletrodomésticos, Motta acha que o crescimento em relação a 2017 pode ser até 5% maior. “Vai depender de como forem as coisas dentro de campo. Quanto mais a Seleção Brasileira ganhar, mais vendas”, aposta.
O comércio está certo de que terá mais clientes em junho. Mas para fazer com que o consumidor fidelize sua relação e volte à loja, por vontade própria, é preciso não descuidar da qualidade do atendimento.