Na manhã desta quinta-feira, 25, a diretora do Colégio Estadual Professora Aurivaldina Joazeiro em Itamaraju, foi detida sob acusações de desviar recursos do programa Bolsa Presença, destinado aos alunos da rede estadual. Segundo informações da polícia civil, os desvios ocorriam desde setembro do ano passado, com vítimas identificadas que foram lesadas pela diretora da unidade, Aline Galisa.
As vítimas relataram que, apesar de não terem recebido os cartões do programa, eles foram utilizados para realizar compras em diversos estabelecimentos comerciais na cidade. A identificação da diretora se deu por meio de diligências policiais e análise de gravações de câmeras de segurança dos locais onde as transações foram realizadas.
Um mandado de busca e apreensão foi cumprido na escola, resultando na apreensão de vários documentos que podem ajudar a identificar outras pessoas afetadas pelo esquema de desvio. Medidas cautelares foram impostas à diretora, incluindo seu afastamento das funções por 180 dias, o pagamento de fiança e o uso de tornozeleira eletrônica.
A diretora enfrenta acusações de peculato e deve prestar depoimento ainda hoje na delegacia de Itamaraju.
A Secretaria de Educação do Estado (SEC) divulgou nota afirmando que abrirá uma sindicância para apuração dos fatos e tomará as providências cabíveis, com base nas informações levantadas. Em relação ao inquérito policial, a secretaria informou que vai disponibilizar todos e quaisquer documentos necessários para as investigações, que cabem aos órgãos competentes da Polícia e do Judiciário.