Maior colégio eleitoral do estado e área de Neto, principal adversário de Rui, o tom da disputa de 2018 em Salvador já começa a ser esboçado na base, para além do bate-boca público entre os dois.
O almoço de desta segunda-feira, 6, proposto pela liderança da oposição na Câmara, comandada pelo arqui-inimigo de Neto, vereador José Trindade (PSL), é exemplo disso.
Para a refeição, que será no Salão Nobre da Casa, a partir das 12 horas, e que terá no cardápio a boa comida baiana, estão convidados presidentes de partidos que têm assento no Legislativo municipal e lideranças. Estarão lá a senadora Lídice da Mata (PSB), Davidson Magalhães e Daniel Almeida, ambos do (PCdoB), e lideranças petistas.
Bombardeio – O objetivo da oposição pode ser visto como o de demonstração de força e articulação dos aliados de Rui com cadeira na Câmara. Mas serão anunciados painéis para discutir Saúde, Segurança Pública, Educação, com os pares e sociedade civil. Não precisa dizer que a ideia principal de tudo isso é bombardear Neto.
Publicamente, a ideia é dizer que se defende a unidade do discurso em torno do projeto para a Bahia, com foco, claro, na capital.
Entrave – O prefeito foi reeleito com 74% dos votos em 2016. E é difícil mudar a imagem que a população tem dele.
A base de Neto, bem mais numerosa na Casa – são 31 netistas – vai ter que se mexer. Por outro lado, oposição 100% a Neto na Casa conta-se por volta de 5, embora some 10. É que muitas vezes, para atender às próprias bases na capital, no varejo de obras e intervenções que afetam o cotidiano do cidadão, não dá para ser tão radical contra o prefeito – quem quer que seja ele.
Protagonismo
Só uma observação: quando há espaços abertos, quem tem senso de oportunidade e articulação ocupa. Hoje, o ‘representante’ informal de Rui na Câmara não é do PT. Trindade pavimenta.
Por falar em 360, Neto lança hoje o sexto eixo do programa, o ‘Cidade Sustentável’, a partir das 10h, no Parque da Cidade. Meio ambiente, foco em energia solar – inclusive com incentivos para os que investirem no setor – entre outros pontos, integram o projeto.
A TVE exibe, nesta terça, 7, às 21h, entrevista exclusiva concedida ao jornalista Bob Fernandes com o pré-candidato à presidência da República, Ciro Gomes (PDT). O programa será reprisado no domingo, às 19h.