O docente da UFSB, Daniel Piotto, juntamente com Carlos Afonso Nobre, João Latorraca e Samir Gonçalves Rolim , lançarão, nesta terça-feira 12, o livro “Silvicultura e Tecnologia da Espécie de Mata Atlântica” na Abertura do Sétimo Congresso Florestal Katino-Amaericano (CONFLAT), em Vitória, Espírito Santo. Essa será a primeira vez que o Brasil sediará o Congresso, um dos mais importantes e tradicionais eventos científicos da América Latina
O livro descreve a silvicultura e tecnologia de 35 espécies nativas da mata atlântica e revisita o conhecimento existente sobre práticas e resultados de experimentos de campo de projetos de silvicultura com espécies nativas nos domínios da Mata Atlântica, especialmente no norte do Espírito Santo e sul da Bahia.
De acordo com Piotto, “trata-se de uma obra que visa incentivar o uso de espécies nativas em projetos de reflorestamento, principalmente na região sul da Bahia e norte do Espírito Santo, uma vez que traz informações sobre as taxas de crescimento e qualidade da madeira das principais espécies nativas da região, como por exemplo o pau-brasil, jacarandá-da-bahia e jequitibá. Os resultados mostram que muitas espécies nativas tem um grande potencial para serem cultivadas em reflorestamento e sistemas agroflorestais, aumentando a oferta de madeira de alta qualidade e diminuindo a pressão sobre os remanescentes de floresta nativa da região”
No lançamento, serão distribuídas algumas cópias do livro. O objetivo é, no futuro, poder disponibilizá-lo na internet de forma gratuita.