Dois PMs foram presos na manhã desta terça-feira 15, durante a ‘Operação Salvaguarda’, uma ação conjunta do Ministério Público da Bahia (MPBA), Secretaria de Segurança Pública (SSP) e Polícia Militar. Os agentes são acusados de agredir fisicamente e ameaçar testemunhas para obstruir investigações sobre sua suposta participação em uma milícia que atua em Santaluz no sul do estado e regiões adjacentes.
Os dois policiais já estavam sob investigação na ‘Operação Urtiga’, que foi deflagrada em junho de 2023, por crimes de homicídio e organização criminosa. Os mandados de prisão preventiva e quatro mandados de busca e apreensão foram cumpridos em Santaluz e São Domingos pelo Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas (Gaeco), com apoio da Força Correcional Especial Integrada e das corregedorias da SSP e da Polícia Militar.
Segundo o MPBA, os policiais estavam perseguindo uma testemunha de homicídios cometidos por eles, tendo agredido a vítima e ameaçado sua vida para coagi-la a não prestar depoimentos.