Ciente da importância do Projeto de Integração do Rio São Francisco para o Brasil (PISF), o deputado federal Neto Carletto (PP) apresentou, na Câmara, um Requerimento endereçado ao ministro da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, solicitando informações sobre a finalização das obras, a previsão de instalação de obras complementares, a responsabilidade dos entes federativos na obra e quais são eles, e também sobre quais os critérios avaliados para a necessidade de construção de obras complementares ao projeto e relacionadas à irrigação e abastecimento de água da população local.
O Projeto de Integração do Rio São Francisco (PISF) é a maior obra de infraestrutura hídrica do Brasil e tem por objetivo levar as águas do “Velho Chico” a regiões do Nordeste e assim garantir a segurança hídrica para 12 milhões de pessoas em 390 municípios nos estados do Ceará, Paraíba, Rio Grande do Norte e Pernambuco. A obra se divide em dois eixos: Leste e Norte. O eixo Leste tem extensão de 217 km e atende municípios da Paraíba e Pernambuco. E o eixo Norte tem extensão de 260 km passando por municípios de Pernambuco, Ceará, Paraíba e Rio Grande do Norte.
Neto Carletto pontua que além de garantir a segurança hídrica dessas regiões, o PISF também acaba por transformar regiões do semiárido em áreas produtivas. E, por isso, é de grande importância as obras complementares ao projeto, no caso adutoras, ramais, açudes, barragens, projetos de irrigação, entre outros, com o objetivo de garantir o acesso a água à população da região. “Precisamos ter em mente que a finalização dos dois eixos do PISF não acaba com as obrigações do Poder Público para garantir a segurança hídrica da região. É necessária a execução das obras complementares do Velho Chico e tenho certeza que teremos o apoio do presidente Lula nessa questão. Por essa razão, apresento este requerimento para o qual pedimos apoio e aprovação”, finalizou o deputado.