O atleta itamarajuense Matheus Stoco Vidal, o Mago do Equilíbrio, está entre os atletas que bateram o recorde de maior highline urbano das Américas, com a travessia de 510 metros de distância entre os prédios Mirante do Vale e Conde de Prates, no Centro de São Paulo, na última quarta-feira 25. A apresentação a 114 metros do chão, por cima do Vale do Anhangabaú, integrou as comemorações pelo aniversário de 469 anos da maior cidade do Brasil. Na primeira travessia, Vidal completou o caminho sobre a fita, ida e volta, em 30 minutos. Na segunda, levou 20 minutos para chegar ao outro lado – e de olhos vendados!
O caminho entre um prédio e outro foi sobre uma fita de 2,5 cm de largura, feita de um material híbrido entre poliéster e nylon. Todo o processo foi acompanhado por uma equipe de profissionais, sob rigorosos critérios de segurança, seguindo técnicas certificadas pela Associação Internacional de Slackline (ISA, na sigla em inglês). A travessia ocorreu em parceria com a Prefeitura de São Paulo, Secretaria de Turismo e Secretaria de Esportes. No total, oito atletas completaram o trajeto nas alturas na quarta-feira, incluindo Rafael Bridi, duas vezes recordista mundial, e Erika Sedlacek, que superou o próprio recorde na categoria feminina de maior travessia da América Latina.
Vidal começou a praticar slackline no final de 2013 na praia de Caraíva. O que começou como uma atividade de lazer, anos depois, em 2016, se tornou uma técnica circense, depois que o atleta teve contato com um projeto social. Neste mesmo ano, conheceu o highline e deixou trabalho, carreira e estudos para trás para se dedicar à arte do equilíbrio. “Sou muito grato aos que vieram antes, construindo a história do esporte, que foram minhas inspirações. Entre eles estão Rafael Bridi, Vinicius Cauhy, Guilherme Cory e outros mais. E agora fico feliz de ser inspiração para as próximas gerações e de poder representar meu Estado e meu Nordeste”, destaca Vidal.
O atleta é considerado o mais rápido do mundo no highline, por ter alguns recordes pessoais acima de quaisquer outros registros, como 100 metros em 47 segundos e 100 metros vendado em 55 segundos. Em 2021, quebrou o recorde mundial de olhos vendados, percorrendo 1.220 metros, sem cair, em 1 hora e 10 minutos. “Sem dúvidas, um dos maiores desafios da minha vida”, celebra.