Buscando ampliar o atendimento do serviço de esgotamento sanitário no município de Itamaraju, a Embasa está realizando obra de extensão da rede coletora de esgoto no bairro Corujão, em Itamaraju, com um investimento de quase R$ 1 milhão. A ampliação irá beneficiar cerca de 400 moradores com o serviço de coleta, transporte e tratamento de esgoto, colaborando com a diminuição do lançamento indevido de esgoto in natura nas ruas, além de possibilitar uma melhor qualidade de vida à população.
Ao fim da obra, a Embasa prevê quase 16 mil imóveis da sede municipal interligados à rede coletora de esgoto, o que refletirá positivamente na preservação do meio ambiente, eliminação do mau cheiro e na saúde da população Itamarajuense. “Uma vez que o esgoto é coletado e tratado corretamente, os gastos com a saúde pública tendem a diminuir, visto que o saneamento básico possibilita a prevenção e o controle de doenças causadas pela falta de serviços sanitários, a exemplo de doenças como a cólera, a hepatite, a dengue, e outras”, resumiu o gerente regional da Embasa, Damiraldo Silveira.
O gestor ainda reforça a importância de os moradores solicitarem a ligação intradomiciliar à rede coletora de esgoto. “Quando os imóveis são ligados ao sistema de esgotamento sanitário, a população passa a contar com um importante serviço de saúde pública”. A Lei Estadual N° 7.307 dispõe da obrigatoriedade de o cliente interligar os efluentes sanitários do imóvel à rede de esgotamento sanitário, quando disponível.
A Embasa também lembra que são proibidas as seguintes práticas: conectar a drenagem interna da água de chuva do imóvel à rede pública coletora de esgoto, assim como abrir as tampas dos poços de visita, em via pública, para escoamento da chuva. Além de proibidas por lei, essas práticas comprometem o funcionamento adequado do sistema de esgotamento sanitário, causando extravasamento em via pública e prejuízos sociais e ambientais.