Foi nessa terça-feira 24, as comemorações alusivas ao Brasil nos seus mais de 518 anos de história, dado ao fato que supostamente (segundo alguns historiadores) dois anos antes dos portugueses chegarem ao Brasil, liderados por Pedro Álvares Cabral, já sabiam bem onde iam lançar suas âncoras.
O evento iniciou por volta das 10h com pequenos discursos direcionados ao tema “descobrimento”. A maioria dos relatos foram para conscientizar os alunos e demais convidados presentes, sobre os fatos históricos que envolvem a questão da chegada dos portugueses no extremo sul da Bahia, onde o local do encontro entre a raça branca e a indígena foi na Barra do Cahy (1ª Praia do Brasil), fato ilustrado na fala do padre Aldomiro, quando ele descreveu que “os europeus vieram aqui nessas terras, que hoje é o Brasil para torná-lo conhecido, o Brasil foi conhecido e não descoberto”.
Essa homenagem ao Brasil lá na Barra do Cahy, foi uma iniciativa da Prefeitura Municipal de Prado, através da Secretaria Municipal de Turismo, Cultura e Esporte, da Secretaria Municipal de Educação, com apoio da Secretaria Municipal de Obras e emprenho da prefeita Mayra Brito. O evento foi abençoado e iluminado com apresentações indígenas e missa solene, ministrada pelo Padre Aldomiro Acioli, pároco da Igreja Matriz Nossa Senhora da Purificação, com participação de membros da Igreja de Santo Antônio distrito de Cumuruxatiba.
Na oportunidade a comunidade Pataxós apresentou uma dança indígena e a oração indígena, o músico Atentado (Atentado do Forró) fez uma apresentação da música que ele compôs em homenagem ao Prado, baseada na história do livro escrito pelo Dr. Raul Ferraz. O evento teve uma série de colaboradores que se esmeraram para que tudo corresse bem e ao agrado dos convidados.