Estão encerradas as inscrições para o Festival Gastronômico Raízes de Porto Seguro, que terá como inspiração a culinária indígena do município. Além de Porto Seguro, o festival acontecerá simultaneamente nos distritos de Trancoso, Arraial d’Ajuda e Caraíva, entre os dias 30 de junho e 17 de julho.
O festival realizado pela Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), Sebrae, Senac e Prefeitura Municipal de Porto Seguro propõe que os estabelecimentos inscritos incluam em seus cardápios um prato criado especialmente para o evento. Este prato deverá conter, obrigatoriamente, um ingrediente da culinária indígena como: mandioca e seus derivados ou outros tubérculos, frutos do mar, rios e manguezais, temperos, óleos, folhas, frutas e sementes, dentre outros.
Para além dos pratos especiais, o festival terá um concurso para eleger o prato que melhor atende às especificações técnicas que constam no regulamento do evento. Assim, a comissão julgadora formada por representantes do Senac, Sebrae e imprensa local vai escolher o estabelecimento que receberá o título de destaque “Raízes de Porto Seguro”.
Como parte dos esforços para o combate à pandemia, o Sebrae oferecerá a todos os restaurantes participantes uma consultoria de Boas Práticas de Biossegurança, para reforçar os procedimentos e medidas para prevenir a disseminação da Covid-19.
O evento também prevê uma programação digital no Instagram e YouTube do festival, com a participação de chefs locais que farão releituras de pratos da culinária indígena. Para acompanhar, acesse o Instagram oficial @raizesdeportoseguro.