Teixeira de Freitas sediou na última terça-feira 18, e quarta-feira 19, o Encontro Regional de Atores e Comitês Gestores – da cidade ao território, promovido pelo Sebrae para os municípios do Extremo Sul baiano, visando pautar ações com planejamento estratégico, estabelecer interações e trocas de experiências.
O encontro reuniu representantes de 11 municípios da região, como Alcobaça, Caravelas, Eunápolis, Guaratinga, Itanhém, Medeiros Neto, Mucuri, Nova Viçosa, Prado, Teixeira de Freitas e Vereda. Na oportunidade, os representantes puderam partilhar informações sobre as ações que estão sendo desenvolvidas e os principais objetivos no desenvolvimento dos empreendedores locais durante o ano.
A iniciativa integra a Rede de Atores 2023, projeto da Unidade de Ambiente de Negócios (UAN) do Sebrae Bahia junto às unidades regionais da instituição. Maurício Simões, coordenador de Desenvolvimento Territorial da UAN, parabenizou o empenho das lideranças locais. “Uma oportunidade de pensar, integrar, discutir e trocar experiências sobre desenvolvimento, ambiente de negócios e políticas públicas”, pontuou.
O gerente do Sebrae em Teixeira de Freitas, Alex Brito, na abertura do evento, apresentou os projetos desenvolvidos no Extremo Sul e o impacto dessas ações para a região. “O Sebrae reúne esses atores de desenvolvimento com uma capacitação em desenvolvimento territorial, levando em conta a importância do aprendizado, planejamento estratégico, políticas públicas e melhorias aos ambientes de negócios em cada cidade aqui representada”, acrescentou.
A secretária de Turismo de Prado, Iracema Ribeiro, avaliou o crescimento dos agentes em três anos de acompanhamento do Sebrae. “Nesses três anos consecutivos com o programa Cidade Empreendedora, vemos um maior envolvimento dos setores da prefeitura no entendimento desse desenvolvimento econômico e integração das ações como, por exemplo, a Sala do Empreendedor, com trabalho cada vez mais próximo, com formas criativas de empreender e encontrar o apoio junto ao Sebrae”, relatou.