Nesta quarta-feira 20, uma equipe do Ministério da Saúde (MS) esteve presente nas cidades de Feira de Santana e Vitória da Conquista, na Bahia, para fortalecer as ações de combate e prevenção à dengue, em parceria com a Secretaria da Saúde do Estado (Sesab). As duas cidades, que estão entre os 272 municípios em epidemia de dengue no estado, receberam a visita da equipe do MS com o objetivo de avaliar a situação local e sugerir medidas para intensificar o enfrentamento à doença.
Durante a visita, as funcionárias do MS identificaram a necessidade de melhorar a resposta dos municípios nas ações de combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, chikungunya e Zika, bem como na prevenção das doenças e na atenção básica à saúde. Em Feira de Santana, foi observada uma subnotificação de casos e a equipe do MS destacou a importância de um suporte mais adequado por parte da gestão de saúde municipal.
Para Morgana Caraciolo, epidemiologista da Coordenação Geral de Vigilância das Arboviroses do Ministério da Saúde, a organização da rede de atenção básica é fundamental para conter a propagação da dengue e evitar novos casos graves e óbitos. A presença da equipe do MS nas cidades visa apoiar o estado da Bahia com ações e orientações do Centro de Operações de Emergências do Ministério da Saúde.
O aumento de casos de dengue em todo o país, devido às mudanças climáticas e ao contexto pandêmico da Covid-19, que impactou as ações de controle vetorial das arboviroses, reforça a importância do trabalho conjunto entre as esferas federal, estadual e municipal no combate à doença. Além disso, a conscientização e a participação da população são essenciais para o sucesso das medidas de prevenção.
Diante desse cenário, a Sesab e o MS ressaltam a importância de que a população se engaje no combate e na prevenção da dengue, adotando medidas simples em suas residências para eliminar possíveis focos do mosquito transmissor. A colaboração de todos é fundamental para reduzir a incidência da doença e proteger a saúde da comunidade.