A cultura de Itamaraju ganha destaque nas páginas da antologia poética “Bardos Baianos”, obra que será lançada neste sábado 16 de dezembro pela renomada Cogito Editora. Representados por Armando Azevedo e Joaquim Nunes, a comunidade itamarajuense comemora a inclusão no projeto que busca fomentar a produção poética em toda a Bahia.
Com o objetivo de destacar a riqueza poética de cada um dos 27 Territórios de Identidade da Bahia, o projeto inovador segue a metodologia desenvolvida pelo Governo do Estado, considerando critérios multidimensionais que abrangem ambiente, economia, sociedade, cultura, política e instituições.
Organizada pelo jornalista e editor Ivan de Almeida, o projeto conta com coordenadores territoriais que desempenham um papel importante na seleção dos 50 poetas nascidos e/ou residentes nos municípios de Alcobaça, Caravelas, Itamaraju, Itanhém, Jucuruçu, Medeiros Neto, Mucuri, Nova Viçosa, Prado, Teixeira de Freitas e Vereda.
O esforço colaborativo revela a diversidade poética da Bahia, destacando a identidade, coesão social, cultural e territorial do Extremo Sul baiano. A obra conta com design da capa de Paulo Brito e fotografia de Júlio Penna, prefácio de Fernando Coelho, apresentação de Erivan Santana e texto de Athylla Borborema alusivo ao poeta Ramiro Guedes, homenageado da edição.