Close Menu
Siga a NotíciaSiga a Notícia
    Facebook X (Twitter) Instagram YouTube WhatsApp TikTok Telegram
    Siga a NotíciaSiga a Notícia
    Facebook X (Twitter) Instagram YouTube WhatsApp
    • Início
    • Agronegócio
    • Política
    • Economia
    • Entretenimento
    • Vídeos
    • Religião
    • VC Reporter
    Siga a NotíciaSiga a Notícia
    Início»Ciência e Tecnologia»Estudantes baianos criam sistema de irrigação inteligente para reduzir desperdício de água
    Ciência e Tecnologia

    Estudantes baianos criam sistema de irrigação inteligente para reduzir desperdício de água

    Por: Amintas de Jesus | MTB/BA 687524 de fevereiro de 2025
    Compartilhe: WhatsApp Facebook Twitter Telegram
    Estudantes baianos criam sistema de irrigação inteligente para reduzir desperdício de água
    Foto: ASCOM SECTI
    HTML tutorial

    Com o aumento das temperaturas e o desperdício de água se tornando um desafio significativo no Brasil, especialmente na agricultura, estudantes do Colégio Estadual Francisco da Conceição Menezes, em Santo Antônio de Jesus, na Bahia, desenvolveram um sistema de irrigação automatizado chamado Estação de Monitoramento de Umidade do Solo (EMUS). De acordo com a FAO, cerca de 60% do volume de água utilizado na agricultura é perdido devido à má gestão.

    HTML tutorial

    A ideia surgiu durante a pandemia de Covid-19, quando a horta escolar enfrentou dificuldades de irrigação e monitoramento devido ao isolamento social. “Decidimos criar um sistema de irrigação para melhorar o cultivo das nossas plantações”, explica Elizabeth Santana, uma das criadoras.

    LEIA TAMBÉM
    • Prefeitura de Alcobaça abre seleção com 227 vagas na Educação
    • Ivoneide Caetano amplia articulação política no Extremo Sul com agenda contra o feminicídio

    A EMUS utiliza um microcontrolador com conectividade Wi-Fi, Bluetooth e chip, permitindo o monitoramento remoto de variáveis como temperatura e nível de água. O sistema ativa a bomba de água quando a umidade do solo cai abaixo de 30%, indicando que o solo está seco. Além disso, é alimentado por placas solares, tornando-o sustentável e ideal para enfrentar os desafios impostos pelas altas temperaturas.

    O sistema é de fácil implementação e adaptável a diferentes tipos de cultivos. Com o apoio de Oziel Lopes e da Secretaria da Educação (SEC), as estudantes planejam futuras ampliações, incluindo a adição de um sensor pluviométrico para capturar água da chuva e personalizar as configurações de irrigação para diferentes espécies de plantas.

     

    Agricultura Altas temperaturas Bahia Ciência Desperdício de Água Estudantes Horta Escolar Inovação Irrigação Inteligente Sustentabilidade Tecnologia
    Compartilhar. WhatsApp Facebook Twitter Telegram Copy Link

    VEJA TAMBÉM

    Política

    Ivoneide Caetano amplia articulação política no Extremo Sul com agenda contra o feminicídio

    16 de setembro de 2026
    Política

    Avião usado por deputado faz pouso de emergência na região de Irecê

    15 de setembro de 2026
    Política

    Prefeito de Caravelas reafirma apoio a Jerônimo durante agenda no Extremo Sul

    13 de setembro de 2026

    Prefeitura de Alcobaça abre seleção com 227 vagas na Educação

    16 de setembro de 2026

    Ivoneide Caetano amplia articulação política no Extremo Sul com agenda contra o feminicídio

    16 de setembro de 2026

    Suspeito de desligar energia e câmeras para furtar lojas é preso em Itabela

    16 de setembro de 2026
    Facebook X (Twitter) Instagram YouTube WhatsApp
    • Sobre nós
    • Termos de Uso
    • Privacidade

    Digite o texto acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione Esc para cancelar.