Um grupo de estudantes do Colégio Estadual Professora Aurivaldina Joazeiro, em Itamaraju, desenvolveu uma goma funcional à base de hibisco para ajudar no controle da hipertensão, uma condição que afeta cerca de 60 milhões de brasileiros, segundo o Ministério da Saúde. A iniciativa foi inspirada pela avó de Juliana Thayslen Carvalho, uma das alunas envolvidas no projeto.
Juliana, junto com seus colegas Isabelle Lima, Izaque Jesus, Kamilly Lisboa, Larissa Paz e Raquemilly Melgaço, pesquisou plantas conhecidas por suas propriedades benéficas à saúde, como hibisco, passiflora, valeriana e camomila. O hibisco foi escolhido como o ingrediente principal por suas propriedades que ajudam a reduzir a pressão arterial.
Os testes realizados mostraram que a goma tem efeito duradouro, cerca de seis horas, e ajuda a eliminar o excesso de líquidos do corpo, o que diminui a pressão arterial. Além disso, a passiflora ajuda a relaxar os vasos sanguíneos, enquanto a camomila oferece propriedades anti-inflamatórias.
O projeto conta com o apoio da Secretaria da Educação (SEC) e busca aprofundar as pesquisas sobre plantas que ajudam a controlar a pressão arterial, visando aprimorar ainda mais a fórmula da goma.