A Unidade Regional do Sebrae em Teixeira de Freitas finaliza as suas atividades de 2017 com realizações como a conquista do 3° lugar no ranking de desenvolvimento entre todas as Regionais no Estado. A Unidade, que abrange os 21 municípios no Extremo Sul da Bahia, ficou atrás apenas de Barreiras e Feira de Santana.
Entre as ações do Sebrae na região destacam-se os três Circuitos Empresariais realizados nas cidades de Teixeira de Freitas, Eunápolis, Porto Seguro, Itamaraju, Medeiros Neto, Prado, Itanhém e Posto da Mata, totalizando mais de 7 mil inscritos para as palestras com Erik Penna, Allan Costa e Ciro Bottini, durante todo o ano.
No setor do Comércio, foram ofertadas ações no Varejo de Moda, Alimentos e Material de Construção. Já na área de Serviços, o Sebrae apresentou ações em Saúde, Estética e Alimentação fora do lar. E, para a Indústria, capacitação no setor de Panificação em todo o território de ação. “Também fomos além com o Agronegócio na região, abrangendo leite e derivados, desde a capacitação do produtor à transferência de embriões e assistência técnica rural em parceria com Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), Federação da Agricultura e Pecuária do Estado da Bahia (Faeb) e Sindicatos Rurais”, acrescenta o gerente.
O projeto Sebrae MEDE (Método de Melhoria de Desempenho Empresarial) foi implantado no Extremo Sul da Bahia em todos os setores de atuação, com destaque para os quatro laticínios atendidos pela equipe que, alavancando rentabilidade para o produtor, realizou também a 3ª Semana do Homem do Campo, com produtores de toda a região, durante a tradicional Exposição Agropecuária de Teixeira de Freitas.
De grande utilidade para quem tem em mente a abertura de um negócio, o Sebrae lançou na região as Sextas da Oportunidade, para que o dia da semana tenha um espaço voltado a esse público, com oferta de soluções para planejamento. Já o Programa Agentes Locais de Inovação (ALI), atendeu na região cerca de 500 empreendimentos, enquanto que o Seminário Empretec contou com três edições, oportunizando a melhor qualificação de quem empreende e investe no desempenho pessoal e profissional.
Essas e outras soluções contaram com a parceria de entidades como: Câmaras de Dirigentes Lojistas (CDL), Sindicatos do Comércio e Rurais, SENAR, SENAC e FAEB, além das prefeituras por meio de suas secretarias.