Mais uma criança faleceu na madrugada desta quarta-feira, 31, no hospital de Itamaraju após ser internada na unidade, por suspeita de negligência médica.
Segundo a família, o menor Charles Almeida deu entrada no hospital sentindo dores no joelho, posteriormente apresentou quadro de falta de ar, que acabou evoluindo para pneumonia e ocasionando o óbito.
Familiares chegaram realizar uma campanha nas redes sociais tentando conseguir a transferência do menor para um hospital com estrutura adequada para atendimento, já que o hospital de Itamaraju não tem UTI e também pelo fato de que muitas crianças terem ido à óbito nos últimos meses com as mesmas causas.
Os familiares alegam ainda que teriam sido humilhados no hospital de Itamaraju, e que profissionais da unidade estariam negando acesso aos documentos do prontuário médico da criança. “A criança entra com dor no joelho e sai no caixão”, disse um dos familiares que preferiu não se identificar.
Já são vários relatos semelhantes ocorridos na saúde de Itamaraju. Recentemente foi necessário a ajuda do prefeito de uma cidade vizinha para conseguir a transferência de uma criança que estava internada no município. Moradores acreditam que o abandono da saúde ocorre justamente pelo fato de que o prefeito possuir uma clínica particular e realizar investimentos na rede privada, deixando a saúde pública abandonada.