Em operação realizada no município de Alcobaça, a Coelba, em conjunto com a Polícia Civil de Teixeira de Freitas, flagrou uma fazenda produtora de café com furto de energia nas instalações. A irregularidade desativada representou um desvio de 238 megawatt-hora (MWh), energia suficiente para abastecer duas mil residências durante um mês.
O desvio de energia gerou um valor estimado de R$ 143 mil, que será recuperado através da cobrança ao proprietário da fazenda. A partir deste valor será realizada a arrecadação de impostos Estaduais e Federais que são revertidos para sociedade.
No trabalho de perícia realizado por técnicos do Departamento de Polícia Técnica (DPT) de Teixeira de Freitas, na última quarta-feira 9, foram retirados 70 metros de cabos e um transformador que eram utilizados na rede clandestina construída para levar a energia furtada até a unidade.
A fazenda alvo desta operação foi mapeada através de análises nos softwares da Coelba, associados a sensores inteligentes que controlam o fluxo de energia elétrica na rede de distribuição que auxiliaram as ações de investigação de campo. O “gato de energia” encontrado representava, ainda, um risco a segurança para a população local, uma vez que a ligação foi feita fora dos padrões técnicos.