Celebrado no segundo domingo de agosto, que neste ano cai no dia 12, o Dia dos Pais costuma se situar entre as principais datas para alavancar o comércio. Mas a expectativa de vendas em 2018 foi decrescendo junto com indicadores que sinalizavam queda na atividade econômica. Com isso a previsão são perspectivas mais modestas, de estabilidade com pequeno viés de alta em relação ao ano passado, segundo o assessor econômico da Fecomércio-BA, Fábio Pina.
– A data pode vender de 0% a 2% a mais do que em 2017, o que é considerado estabilidade – explica.
Ele diz que entre as datas comemorativas o Dia dos Pais é uma das que têm menor apelo, ficando atrás daquelas dedicadas às mães e aos namorados.
amadurecimento –Mesmo assim, já é uma referência consolidada para o varejo, como explica o presidente da Fecomércio-BA, Carlos de Souza Andrade:
– É uma data já “madura” no calendário, diferente de outras, como a Black Friday, que está ainda em fase de expansão no gosto popular. O mesmo ocorreu com o Dia dos Namorados no passado recente, e a data que era pouco relevante hoje é importante no calendário de alguns setores do varejo, como bares e restaurantes, além da hotelaria – avalia.